• Home
  • SAÚDE E BEM ESTAR COM SISTEMAS DE MEDICINA NATRURALISTA

SAÚDE E BEM ESTAR COM SISTEMAS DE MEDICINA NATRURALISTA

SAÚDE E BEM ESTAR COM SISTEMAS DE MEDICINA NATURALISTA.

Descrição da Obra

Em 1903 Thomas Edison previu que “O médico do futuro não oferecerá remédios, em vez disso instruirá o paciente no cuidado do corpo humano em relação à dieta e às causas e prevenção de doenças”.
Estou plenamente de acordo.

Inspirado pelo inventor da lâmpada elétrica, decidi, honrado, aceitar o convite da Abantera Ediciones para prefaciar esta magnífica coletânea de 6 volumes de Medicina Naturalista, que nos revela de forma clara e exaustiva o papel fundamental da Nutrição na Medicina e no bem-estar do ser humano.

A pandemia de doença crónica que assola os tempos de hoje, deve-se, em parte, além do sedentarismo, à passagem quase universal para uma dieta dominada por alimentos processados e de origem animal, por outras palavras, com mais carne, laticínios, óleos, refrigerantes, açúcar e cereais refinados.

Se o nosso objetivo for a saúde e um envelhecimento mais saudável, então deveremos estimular a atividade da telomerase – enzima que combate o encurtamento dos telómeros cada vez que a célula se divide, encurtando a vida –, e pugnar por um regime alimentar apropriado privilegiando os vegetais, a fruta e os legumes, que nos permita beneficiar dessa forma todos os sistemas do organismo em simultâneo, prevenindo, tratando ou debelando cada uma das (quinze) principais causas de morte, em contraponto com os medicamentos – que apenas têm como alvo funções específicas, acarretando muitas vezes efeitos indesejáveis e que muitas vezes só tratam os sintomas das doenças.

Sendo uma realidade que médicos como eu fomos treinados não para tratar a raíz do problema mas antes as consequências, oferecendo às pessoas toda uma panóplia de medicamentos para tratar fatores de risco como níveis elevados de tensão arterial, de açúcar no sangue e de colesterol, urge mudar a cassette e virarmo-nos mais para a causa das doenças, privilegiando mais a saúde e a prevenção, em detrimento da doença e do medicamento, empreitada esta que não só é mais segura, mais barata, como pode funcionar bem melhor.

Na realidade, o sistema médico, tal como está organizado nos dias de hoje, foi criado de forma a recompensar financeiramente o ato de receitar medicamentos e intervenções cirúrgicas, não o ato de consumir vegetais, legumes, fruta e demais escolhas alimentares desenvolvidas no quotidiano que possam promover a saúde e a longevidade.

Hoje em dia pode evitar-se e prevenir a doença, no encalço dum envelhecimento mais saudável, fazendo alterações no regime alimentar, começando por restringir o aporte calórico ao mínimo necessário e pondo de lado o açúcar, o glúten e a caseína (laticínios), bebendo mais água e comendo mais gorduras saudáveis, bem como proteínas.

Mudar o regime na direcção certa, recompensá-lo-á dando uma imagem diferente de si mesmo, ajudando-o a sentir-se muito melhor por dentro e modificando ainda a forma como os outros passarão a vê-lo.
Subitamente, ao fim de quatro semanas de um regime adequado, sem gastar dinheiro em cremes ou cirurgia plástica, sentir-se-á mais desperto, recuperará a energia, estará mais forte, reduzirá o seu consumo de carne, com a pele mais lisa e brilhante, a sua disposição melhorará e sentirá a sua libido melhorar também.

Assim, muitas das nossas doenças (e do nosso processo de envelhecimento) têm a ver muito com o nosso regime alimentar.
De referir a importância de uma restrição calórica bem planeada, ou seja, da prática do jejum intermitente quando o objetivo é manter o peso dentro de limites razoáveis ou mesmo perdê-lo, ou contrariar o envelhecimento e algumas das doenças que lhe estão muitas vezes associadas, como o Alzheimer ou o Parkinson.

Duas refeições por dia chegam e sobram.

Não nos esqueçamos que os nossos genes são ainda muito os dos nossos antepassados e que naqueles (paleolíticos) tempos, devido às circunstâncias, duas refeições por dia já era um luxo!
O alimento que se come pode ser destrutivo ou construtivo, envelhecendo ou rejuvenescendo o nosso corpo.

Comer os alimentos corretos, naturais, anti-inflamatórios e antioxidantes, boas gorduras e pobres em açúcares, glúten e caseína, fará a diferença na forma como alguém se possa sentir.

Sendo o alimento a droga mais poderosa que consumimos, uma alimentação correta e adequada pode não só dar gosto à vida e permitir (re)encontrar a boa forma, como ajudar também a melhorar a relação com o stresse e com os outros, tornando-se num verdadeiro caminho de vida.

Desejo genuinamente que a informação dada possa de algum modo ajudar os leitores desta excelente obra a viverem as suas vidas com mais saúde e mais alegria.

Boa leitura.

Manuel Pinto Coelho

Características Técnicas

• 3 Luxuosos volumes + 1 DVD.
• Luxuosa encadernação em “Forest 29705”.
• Estampagens em “Prata de Lei”.
• Grande formato de 25 x 31 cm.
• 2475 fotografias em alta definição HD.
A técnica de produção e impressão fotográfica mais avançada.
• Fotografias e imagens em página dupla em tecnologia de última geração 3D.
A fotografia contém duas imagens filtradas por cor, uma para cada olho; quando são observadas com óculos 3D de lentes especiais para cada olho, produz-se um espetacular fenómeno de síntese de visão binocular.
• Mais de 960 páginas cheias de cor HD.
• 1 DVD criado pela prestigiada produtora BBC que nos fará conhecer a MEDICINA NATURALISTA, a MEDICINA ALTERNATIVA e o HERBALISMO.
• Produzida em Papel Arte de 170 gramas, utilizado exclusivamente na edição dos catálogos dos 8 museus mais importantes do mundo.
• A Caixa Geral inclui “Óculos Especiais 3D”.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando a Edição limitada de tão-só 1000 exemplares de produção em Portugal, constando o número de Edição na página 7 do Volume I de cada Coleção.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando o valor económico da obra, apresentado neste catálogo.
• Informação do ISBN, Agência Estatal do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, sobre o valor económico da obra completa designado neste catálogo.
• Obra prefaciada pelo doutor Manuel Pinto Coelho, reconhecido Professor Doutor da área de nutrição e antienvelhecimento. Na atualidade, é coordenador médico, desde o ano 2014, da conhecida Clínica Doutor Pinto Coelho de Lisboa. Doutor reconhecido pelas suas investigações médicas, nas quais se incluem Biodentical, Tratamento de reposição hormonal e complementação avançada, bem como pelas suas abordagens originais a doenças autoimunes e neurodegenerativas. Professor desde 2012 no ISCE, professor visitante da UTAD e membro e investigador do CIDESD. Desde 2004, é Diretor clínico do Serviço Médico Permanente (SPM). Em 2009, médico de Centros de Saúde do Ministério de Saúde de Portugal. Em 2016 publicou seu livro “Chegar Novo a Velho” com o qual conseguiu grande popularidade ao ser o livro mais vendido de Portugal no primeiro semestre daquele ano.

Equipa Técnica

Saúde e Bem-Estar com Sistemas de Medicina Naturalista é uma produção e edição de Abantera Ediciones, realizada por mais de 3600 pessoas que constituem os RECURSOS HUMANOS da empresa (entre Operadores de câmara, Fotógrafos, Equipas de Redação, Historiadores, Documentalistas, Repórteres gráficos, Designers, Paginadores, Produtores, Editores, Diretores executivos, etc.) com uma duração de execução de 8 anos, desde o começo da produção até à sua primeira edição publicada, sempre com a finalidade de oferecer ao nosso CLIENTE FINAL a obra cimeira de Saúde e Bem-Estar com Sistemas de Medicina Naturalista.

ISBN

ISBN: 978-84-17478-17-9

Clique aqui para ter acesso direto à página web Oficial do Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Introduzindo o número de ISBN indicado, poderá aceder a informações mais detalhadas.

Preço

2.498,32 € (I.V.A. NÃO INCLUÍDO).

Conteúdo da obra

VOLUME 1: Naturopatia e tratamentos de medicina naturalista para o excelente funcionamento do sistema circulatório, aparelho digestivo, sistema urinário, sistema respiratório, sistema locomotor e sistema nervoso

Artrite, Artrose, Osteoporose, Reumatismo, Bronquite, Asma, Pneumonia, Doença de Parkinson, Doença de AlzheimeR, Acidente Vascular Cerebral e Varizes.

• Introdução

Nunca na história da humanidade se tinham mudado tanto os hábitos de vida como nos últimos anos. A velocidade destas mudanças, que afetam também o espaço envolvente, resulta, entre outros, dos progressos tecnológicos e industriais, de tipos de trabalho e de lazer, das formas de consumo, da globalização económica e de importantes processos migratórios.

• Sistema Respiratório

É constituído pelos seguintes órgãos: nariz-boca, faringe-laringe e pulmões que, por sua vez, são constituídos por canais ou vias respiratórias, que assumem a forma de árvore invertida: traqueia, brônquios, bronquíolos, terminando nos alvéolos, onde se produzem as trocas gasosas, um processo que está intimamente ligado ao sistema circulatório. O processo respiratório acontece de forma inconsciente e automática, embora também nos possamos concentrar na respiração de forma voluntária. No aparelho respiratório podemos distinguir dois tipos de tecido diferentes: as vias respiratórias e os pulmões.

• Sistema Circulatório

Para sobreviver, o organismo humano deve desempenhar várias atividades. Entre estas, renovar as células que se deterioram e destroem, fornecer energia aos órgãos para que estes possam realizar as suas funções, manter constantes os níveis das substâncias que determinam o meio interno, incorporar novos materiais para poder renovar as células eliminadas e desenvolver-se e crescer, eliminar todos os resíduos que, em caso de acumulação no corpo, seriam potencialmente prejudiciais ou tóxicos, prejudicando as funções metabólicas normais. 

O aparelho circulatório tem uma função de recolha e distribuição das matérias vitais e uma função de transporte de resíduos inúteis de todas as partes do corpo até aos órgãos excretores. Também ajuda a manter a temperatura corporal e o pH e defende o corpo de infeções.

• Aparelho Digestivo

O aparelho digestivo ou sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pela digestão, o que implica a transformação dos alimentos para que sejam absorvidos e utilizados pelas células do corpo. Realiza funções mecânicas, funções de transporte, de secreção, de absorção e de excreção. O processo da digestão consiste basicamente em transformar os hidratos de carbono, os lípidos e as proteínas em unidades simples para que sejam absorvidas e transportadas pelo sangue até às células do organismo.

• Aparelho Locomotor

Ou também denominado musculoesquelético, é composto pelo sistema osteoarticular e pelo sistema muscular. O sistema osteoarticular é composto pelos ossos, as articulações e os ligamentos e o sistema muscular pelos músculos e tendões. É o sistema que nos permite interagir com o mundo e outros seres vivos, e que nos permite, juntamente com os músculos, movermo-nos, deslocarmo-nos ou manipular objetos. • Sistema Nervoso É responsável por controlar todas as funções do organismo e captar estímulos externos, sendo também responsável pelos pensamentos, a imaginação, os sonhos, os sentimentos e as emoções. O sistema nervoso controla as funções do corpo, ou seja, é responsável por movimentar os músculos, estimular ou inibir a secreção das glândulas, contrair ou dilatar os vasos sanguíneos e controlar a respiração e os batimentos do coração.

• Sistema Urinário

Pertence ao sistema excretor do organismo, juntamente com a pele e, em menor medida, os pulmões e as excreções sólidas. Contribui consideravelmente para a eliminação de produtos de degradação de proteínas, açúcares e gorduras e para o controlo do nível de líquidos corporais, do equilíbrio do ácido-base e dos eletrólitos do corpo.

VOLUME 2: Naturopatia e Tratamentos de Medicina Naturalista para o excelente funcionamento do Sistema Endócrino, Rejuvenescimento da Pele, Conservação da Vista,Tratamentos Capilares e Manutenção do Ouvido.

Perda de Audição, Zumbidos, Alterações Auditivas, Otite, Perda de Equílibrio, Cataratas Oculares, Glaucoma Ocular, Conjuntivite, Dermatite, Ezcemas, Urticária e Psoríase.

• Sistema Endócrino

É o conjunto de órgãos e tecidos do organismo que segregam substâncias para a corrente sanguínea. Os órgãos mais importantes do sistema endócrino são as oito glândulas endócrinas: a pineal, a pituitária, a tiroide, o timo, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos.
As substâncias segregadas por essas glândulas são as hormonas, que ajudam o corpo a dar resposta a situações tais como a sede, a fome, a doença, o stress…, e regulam funções tais como o crescimento, a digestão, a excreção, a sudação, a função sexual, a reprodução, o estado emocional, entre outras.

• Sistema Reprodutor

 Definido como o conjunto de órgãos encarregado de possibilitar a reprodução da espécie. Recebe nomes diversos, aparelho genital ou aparelho reprodutor, em função de se tratar da anatomia ou da função do mesmo. Atualmente encontra-se relacionado com a sexualidade, que é, em si mesma, uma função independente da reprodução.

• O olho e o sentido da visão

O olho faz parte do sentido da visão e é o órgão que deteta a luz, sendo a sua função captar a informação luminosa e convertê-la em sinais elétricos que são enviados ao cérebro través do nervo ótico, onde são reinterpretados.

• O ouvido

O ouvido é constituído por várias estruturas, e divide-se em três partes: o ouvido externo, o médio e o interno.
O ouvido externo inclui o pavilhão da orelha e o canal auditivo externo. A sua função é captar as ondas sonoras, que, através do canal auditivo, chegam ao tímpano. Possui algumas glândulas responsáveis pela segregação de uma substância cerosa cuja função é proteger a cavidade do ouvido contra agentes estranhos, tais como o pó, parasitas, bactérias…
• A Pele
Juntamente com os seus anexos, o pelo e as unhas, é o maior órgão do corpo, com uma extensão de quase dois metros quadrados. É formada por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
As células superficiais da epiderme são constantemente eliminadas através do contacto e substituídas por células novas. Esta camada carece de vasos sanguíneos e linfáticos, e nutre-se mediante absorção, a partir das camadas mais internas.
Nela existem os mecanorrecetores, células encarregadas de receber a informação que chega através da pele, tais como a pressão, a temperatura, o tato ou a dor. Protege-nos também dos raios solares, graças aos pigmentos que existem nela, e é responsável por oferecer proteção imunitária.

• Sintomas e Métodos de Diagnóstico

É importante saber como funciona o nosso corpo, e saber sobretudo o que não está a correr bem dentro dele. Para isso, torna-se necessário conhecer os sintomas, o que eles significam e qual a doença a que correspondem. Importa também conhecer os métodos utilizados para diagnosticar, e os exames médicos realizados para perceber o que está a acontecer.
Aqui, com palavras e explicações simples, analisamos os sintomas de cada órgão e os métodos clínicos utilizados para diagnosticar as doenças dos mesmos. Não se pretende substituir o médico, o especialista ou o terapeuta, mas disponibilizar uma forma de conhecer-se melhor e de ajudar as pessoas doentes a interpretar melhor as suas doenças, e saber quais são os melhores e mais eficazes métodos de diagnóstico das mesmas.
Um sintoma é o que se nos apresenta como anormal no nosso organismo e que pode representar uma doença, sendo, consequentemente, uma fonte de preocupação.

VOLUME 2: Terapias de Energia, Terapias de Manipulação,Terapias de Diagnóstico e Terapias Ativas.

Acupuntura, Shiatsu, Terapia de Polaridade, Cura Espiritual, Kinesiologia,Osteopatia, Quiropraxia, Técnica de Alexander, Hipnoterapia, Ioga, Tai-Chi e Remédios de Flores de Bach.

• Sintomas e Métodos de Diagnóstico

As doenças do sistema reprodutor masculino podem ser diagnosticadas através do historial clínico e de exames físicos, assim como através de análises ao sangue, urina ou sémen e de ecografias e biopsias.

• O Sistema Nervoso

O sistema nervoso é composto por um conjunto de órgãos que comandam as atividades dos restantes órgãos e músculos do corpo, os movimentos, a tensão arterial, os desejos e pensamentos, as emoções, etc.

• Os Rins e as Vias Urinárias

Existem dois rins na parte mais alta e posterior do abdómen, um de cada lado da coluna vertebral. De cada um dos rins sai um canal (uréter) que termina na bexiga, situada na pélvis, atrás do osso da púbis. Ligado à bexiga está outro canal que termina no exterior: a uretra.
A uretra é a única parte das vias urinárias que é diferente no homem e na mulher.

• Terapias Energéticas

- Acupuntura
- Acupressão e shiatsu
- Medicina aiurvédica
- Terapia de polaridade

• Terapias de Energia Externa

- Cura espiritual
- Reiki
- Cromoterapia
- Cristaloterapia e Gemoterapia
- Cimática
- Radiónica
- Rolfing
- Hellerwork
- Terapia biodinâmica
- Arte-terapia

• Terapias de Diagnóstico

- Cinesiologia
- Iridologia
• Terapias de Manipulação
- Osteopatia
- Osteopatia naturopática
- Osteopatia craniana
- Quiropraxia
- Massagem
- Reflexologia
- Técnica metamórfica

• Terapias Ativas

- Relaxamento e visualização
- Técnica de Alexander
- Hipnoterapia
- Yoga
- Tai chi
- Aromaterapia
- Homeopatia
- Fitoterapia ocidental
- Naturopatia
- Remédios Florais de Bach

CONTEÚDO DO DVD MEDICINA NATURALISTA HERBALISMO MEDICINA ALTERNATIVA

Um grande DVD produzido pela BBC no sentido de descobrir o motivo pelo qual a ciência está a começar a responder ao fenómeno de séculos de medicina complementar e alternativa, principalmente o herbalismo.

http://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.png