• Home
  • MARAVILHAS MODERNAS E LEGADOS ANTIGOS DA HUMANIDADE

MARAVILHAS MODERNAS E LEGADOS ANTIGOS DA HUMANIDADE


MARAVILHAS MODERNAS E LEGADOS ANTIGOS DA HUMANIDADE.

Descrição da Obra

Foi uma honra e um prazer ser convidada para prefaciar esta bela coleção sobre as Maravilhas da Humanidade. Como gosto muito de viajar, tive a alegria de conhecer quase todas as Maravilhas do nosso tempo, lugares de rara beleza. Em nenhuma delas, porém, fiquei tão encantada como em Petra.

Quem me conhece sabe que sou feliz entre montanhas. Petra é uma cidade esculpida na pedra de várias montanhas, ravinas que desenham ruas, desfiladeiros que encaminham canais de água que durante séculos mantiveram a cidade fértil. Também conhecida como Raqmu, Petra sobreviveu a confrontos, chuvas, e terramotos, graças à precisão da engenharia nabateia, que em vez de erguer fachadas entre as montanhas, embutiu-as nas suas encostas, escavando autênticas vilas. A engenharia antecipou ainda invasões e, possivelmente sem saber, preveniu a destruição total das fachadas enquanto as montanhas tremiam durante o sismo de 363 d.C.

Procurar razões para justificar tal precisão arquitetónica pouco importa, o impacto da chegada à cidade é notável. O povo nabateu criou, ao longo da cidade, um sistema de armazenamento e envio de água das chuvas, pintando o interior de Petra em tons de verde, das árvores, e azul, das piscinas. Para além dos campos verdejantes e irrigados, a água alimentava cerca de 30 000 habitantes, oriundos de várias regiões — gregos, egípcios, romanos, sírios e jordanos. Petra era considerada pelos Persas um paraíso na terra. Após a longa travessia do deserto vasto e árido, chegar a Petra era semelhante a encontrar um pedaço de céu na terra, onde confluíam e conviviam povos distintos.

No Verão de 2007, decidi voar até à Jordânia e celebrar o meu aniversário em Petra. Em Amman, ainda de noite, apanhei um táxi que ligaria as duas cidades em apenas três horas. A viagem afigurava-se simples e, tanto quanto sabia, o condutor era experiente e conhecia bem aquele percurso. Não coloquei a experiência em causa, mas passados 20 quilómetros de viagem reparei que a sua cabeça tombava na direção do volante. Percebi que estaria com sono e sugeri-lhe que tomasse o meu lugar de passageiro, passando eu para o lugar do condutor. Sem oferecer resistência, o taxista concordou e em menos de dez minutos tinha adormecido no assento do lado. Em pleno deserto, à medida que conduzia na direção do horizonte, o sol despontava e com ele a ansiedade de descobrir um lugar novo, de imaginar as civilizações antigas a pisarem os trilhos que em breve pisaria também. Avistei uma placa que indicava a direção a seguir e em menos de meia hora estaria à entrada de Petra. O crescendo de emoções provocado pela peripécia no táxi embelezou a descoberta desta cidade mágica, agora em tonalidades entre o magenta e o vermelho.

À chegada, caminhei por um desfiladeiro dramático de 180 metros de altura que ziguezagueava durante cerca de um quilómetro e meio. A distância entre as montanhas progredia à medida que me aproximava do final do trilho, desembocando numa fachada embutida na pedra em frente intitulada “O Tesouro”. As estátuas, capitólios, e colunas de O Tesouro eram reminiscentes da Grécia Antiga e de Roma. Caminhando na direção oposta, deparei-me com degraus entalhados na pedra, típicos da Síria e Mesopotâmia. Reparei ainda nuns obeliscos egípcios, e nos capitólios com cabeças de elefante que me transportam de imediato para a Índia. É admirável a ideia de esculpir na pedra viva. De um modo geral, quando imagino a construção de uma cidade, imagino a pedra vinda de um lugar, trabalhada noutro, e agregada em estruturas no local da futura cidade. Na cidade Antiga e cinzelada, a montanha estava viva, tal como estavam as pessoas que a habitavam, tal como estavam os campos. Em tempos, a cidade teve a dimensão da ilha de Manhattan, e curioso que assim que ouvi estas palavras do guia, tentei imaginar a convergência dos povos que se reuniam aqui, ora para usufruírem das piscinas e das plantações geradas em pleno deserto, ora para trocarem especiarias e seda. Impressionou-me ainda a evidência dos túmulos que acompanham a cidade. Habitualmente, quando pensamos nos mortos pensamos num espaço isolado onde os corpos se concentram; em Petra é como se a cidade nunca tivesse morrido por nunca ter tido medo da morte.

O que se conserva na cidade de Petra, e que não é visível à vista — como são as obras de arte encontradas no interior das vilas, ou os ladrilhos bizantinos descobertos debaixo da areia à entrada de uma igreja em ruína — é o que resta da memória coletiva de quem pesquisa, escreve e lê sobre a cidade. Um elo coletivo que nos convida a refletir sobre uma sociedade pontuada por vários povos e culturas. A imponência da montanha esculpida que perfaz uma das cidades mais antigas do mundo, leva-nos a repensar e a re-imaginar o que significou e significa este local, e o que continuará a significar no futuro.

Essa foi a minha experiência, tão especial e transcendente que levarei comigo para sempre. Convido-vos a conhecer esta coleção que belamente trata de todas as Maravilhas, as antigas e as do mundo moderno, transportando-nos para os mais belos lugares e em muitas viagens, reais e imaginárias. Boa leitura!

Dalila Carmo

Características Técnicas

• 6 luxuosos volumes + 1 luxuoso volume para DVDs.
• Luxuosa encadernação com duas texturas, bicolor, tato rugoso.
• Estampagens em Prata de Lei.
• Grande formato de 25 x 31 cm.
• 5.000 fotografias em alta definição HD.
A técnica de produção e impressão fotográfica mais avançada.
• Fotografias e imagens em página dupla em tecnologia de última geração 3D.
A fotografia contém duas imagens filtradas por cor, uma para cada olho; quando são observadas com óculos 3D de lentes especiais para cada olho, produz-se um espetacular fenómeno de síntese de visão binocular.
• Mais de 2000 páginas cheias de cor HD.
• Produzida em Papel Arte de 170 gramas, utilizado exclusivamente na edição dos catálogos dos 8 museus mais importantes do mundo.
• 4 DVDs que documentam as mais importantes Maravilhas do Planeta, uma grande produção audiovisual, na qual se oferece um valioso percurso a nível Mundial, para conhecer a história, o passado, o presente e o futuro de todas as "Maravilhas do Mundo", tanto as criadas pelo homem como as criadas pela própria natureza.
• A Caixa geral inclui óculos especiais 3D.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando a Edição limitada de tão-só 1000 exemplares de produção em Portugal, constando o número de Edição na página 7 do Volume I de cada Coleção.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando o valor económico da obra, apresentado neste catálogo.
• Informação do ISBN Agência Estatal do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, sobre o valor económico da obra completa designado neste catálogo.
• Obra prefaciada por Dalila Carmo, atriz portuguesa. Foi distinguida com a Menção Especial de Melhor Atriz no Fantasporto, pela participação no filme O Anjo da Guarda, de Margarida Gil (1999). Trabalhou em telenovelas como Jardins Proibidos, Filha do Mar e Sedução, entre outras.
Vencedora dos Globos de Ouro 2013 como melhor Atriz Principal, na categoria de Cinema com o filme Florbela, de Vicente do Ó.
Em 2013, no primeiro ano dos prêmios Sophia, organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, foi distinguida com o Sophia de Melhor Atriz Principal no filme Florbela, o drama biográfico escrito e realizado por Vicente do Ó.
• Certidão Empresarial, certificando que a coleção "Maravilhas Modernas e Legados Antigos da Humanidade", corresponde à segunda parte da Grande Saga Mestra a "Património Mundial da Humanidade".

Equipa Técnica

Maravilhas Modernas e Legados Antigos da Humanidade é uma produção e edição exclusiva de ABANTERA EDICIONES, realizada por mais de 3600 pessoas que constituem os RECURSOS HUMANOS da empresa (entre Operadores de câmara, Fotógrafos, Equipas de Redação, Historiadores, Documentalistas, Repórteres gráficos, Designers, Paginadores, Produtores, Editores, Diretores executivos, etc.) com uma duração de execução de 8 anos, desde o começo da produção até à sua primeira edição publicada, sempre com a finalidade de oferecer ao nosso CLIENTE FINAL a obra cimeira de Maravilhas Modernas e Legados Antigos da Humanidade.

ISBN

ISBN: 978-84-17320-19-5

Clique aqui para ter acesso direto à página web Oficial do Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Introduzindo o número de ISBN indicado, poderá aceder a informações mais detalhadas.

Preço

5.994,53 € (I.V.A. NÃO INCLUÍDO).

Conteúdo da obra

VOLUME I: AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

• Introdução

Para os antigos, o sete era um numero que expressava uma ideia de perfeição. Assim, falou-se dos sete "Sábios da Grécia", das "Sete Colinas de Roma" e das "Sete Coisas Dignas de Ser Vistas". Talvez com Heródoto se tenha inaugurado a tradição, sem entrar em consenso sobre quais seriam os sete prodígios a recordar. Desse modo, a "lista oficial" ficou estabelecida depois, sendo no Renascimento que, sob influência da tendência para o clássico, se fechou a lista definitiva das "Sete Maravilhas do Mundo Antigo", tal como a conhecemos hoje em dia.
• A Grande Pirâmide
• Os Jardins Suspensos da Babilónia
• Estátua de Zeus em Olímpia
• O Templo de Ártemis
• O Mausoléu de Halicarnasso
• O Colosso de Rodes
• O Farol de Alexandria

VOLUME II: AS SETE NOVAS MARAVILHAS DO MUNDO

• Introdução

Uma maravilha, no sentido em que as tratamos nesta magnífica coleção, "é algo digno de ser visto". Neste sentido, o projeto de criar "Sete Novas Maravilhas do Mundo" despertou grande entusiasmo e, embora não haja um Organismo Oficial que tenha validado a lista atual, foram escolhidas pela participação de milhões de pessoas que votaram através da Internet ou por telefone. A iniciativa partiu do suíço Bernard Weber, dando o voto a construções feitas pelo ser humano, realizadas antes do ano 2000 e que continuassem de pé. De 76 monumentos, saíram finalistas 20 e, destes, saíram os sete vencedores que apresentamos de seguida.
• O Cristo Redentor
• O Coliseu Romano
• A Grande Muralha da China
• O Templo de Kukulkán em Chichén Itzá
• Petra
• Santuário Histórico de Machu Picchu
• Taj Mahal

VOLUME III: AS MARAVILHAS DA EUROPA I

• Introdução

• MARAVILHAS DA ALEMANHA E ÁUSTRIA

• Catedral de Colónia
• Porta de Brandenburgo
• Palácio e Parque de Sanssouci, Potsdam
• Castelo de Neuschwanstein
• Igreja de São Carlos, em Viena

• MARAVILHAS DO VATICANO

• Basílica de São Pedro
• Capela Sistina

• MARAVILHAS DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA

• Stonehenge
• Muro de Adriano
• Palácio de Westminster
• Abadia de Westminster
• Catedral de Salisbury
• Trinity College de Dublin

• MARAVILHAS DOS PAÍSES BAIXOS

• Moinhos de Vento de Kinderdijk-Elshout
• Centro Histórico de Bruges

• MARAVILHAS DA GRÉCIA

• Acrópole de Atenas
• Partenão
• Erecteion

• MARAVILHAS DA RÚSSIA

• Praça Vermelha
• Kremlin
• Catedral de São Basílio
• São Petersburgo

• MARAVILHA DA HUNGRIA

• As Margens do Danúbio em Budapeste

• MARAVILHA DA REPÚBLICA CHECA

• A Ponte de Carlos

VOLUME IV: AS MARAVILHAS DA EUROPA II

• Introdução

• MARAVILHAS DE ESPANHA

• A Alhambra
• Mesquita – Catedral de Córdoba
• Muralhas de Ávila
• Aqueduto de Segóvia
• Sagrada Família

• MARAVILHAS DE ITÁLIA

• Centro Histórico de Florença
• Praça dos Milagres, Pisa
• Catedral de Milão
• Veneza

• MARAVILHAS DE FRANÇA

• Palácio de Versalhes
• Notre Dame de Paris

• MARAVILHAS DE ISTAMBUL

• Santa Sofia

• MARAVILHA DA NORUEGA

• Igreja de Madeira de Borgund

• MARAVILHAS DE PORTUGAL

• Alfama
• A Torre de Belém
• Mosteiro dos Jerónimos

VOLUME V: AS MARAVILHAS DO RESTO DO MUNDO

• Introdução

• MARAVILHAS DA ÁSIA

• Palácio de Jaipur
• Templo do Sol, em Kornak
• Templo de Meenakshi Amman
• Túmulo de Humayun
• Persépolis
• Cidade Velha de Jerusalém
• Muro das Lamentações
• Igreja do Santo Sepulcro
• Cúpula da Rocha
• Grande Mesquita do Profeta
• Meca
• Mausoléu de Qin Shihuang
• Pagode de Shwedagon
• Angkor Wat
• Pavilhão Dourado de Quioto
• Castelo de Himeji, Japão
• Grande Buda de KotoKu-In
• Antiga Cidade de Sigiriya
• Ayutthaya, na Tailândia
• Templo Budista de Borobudur, Indonésia
• Centro Histórico de Bujara, Uzbequistão

• MARAVILHAS DE ÁFRICA

• Abu Simbel
• Karnak
• Luxor
• Leptis Magna
• Grande Mesquita de Hassan II, em Casablanca

• MARAVILHAS DA AMÉRICA

• Capitólio dos Estados Unidos
• Ilha de Páscoa
• Bairro Francês de Nova Orleães

VOLUME VI: AS MARAVILHAS DO MUNDO ATUAL

• Introdução

• CONSTRUÇÕES EMBLEMÁTICAS

• Estátua da Liberdade
• Torre Eiffel
• Empire State
• Golden Gate
• Monte Rushmore

• EDIFÍCIOS MARAVILHOSOS

• Ópera de Sidney
• Reichstag de Berlim
• Museu Guggenheim de Bilbao
• A Capela de Notre Dame Du Haut
• Basílica do Sagrado Coração de Paris
• Edifício Flatiron

• MARAVILHAS DA CIÊNCIA

• Centro Espacial "John Fitzgerald Kennedy"
• Estación Espacial Internacional
• Gran Colisionador de Handrones

• GRANDES OBRAS
• O Transiberiano
• O Canal de Suez
• O Canal do Panamá
• Barragem das Três Gargantas
• MARAVILHAS INOVADORAS
• World Trade Center do Barein
• Burj Al Arab, no Dubai
• Grande Mesquita de Abu Dabi
• As Torres Petronas
• O Ninho de Pássaro
• MARAVILHAS ARTÍSTICAS
• Pente do Vento
• Dia e Noite

CONTEÚDO DOS DVDs DA COLEÇÃO MARAVILHAS MODERNAS E LEGADOS ANTIGOS DA HUMANIDADE

Umavisão espetacular dos DVDs criados pela National Geographic Channel e Discovery Channel.

DVD 1:

AS SETE MARAVILHAS DE ROMA. Duração: 60 min

DVD 2:

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO. Duração: 95 min

DVD 3:

AS SETE MARAVILHAS DA GRÉCIA. Duração: 60 min

DVD 4:

AS SETE MARAVILHAS DO EGITO. Duração: 60 min

http://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.png