• Home
  • GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE

GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE

GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE.

Descrição da Obra

“Hohokam”; com esta única palavra, repleta de força e sentido, exprimiam os índios “aquilo que desapareceu”. Não me ocorre, neste momento, melhor expressão além de “Hohokam” para me referir às Grandes Civilizações que o leitor tem agora diante de si. Seis volumes que o acompanharão na sua própria investigação do antigo, daquilo que fomos e de tudo o que herdámos das Grandes Civilizações que povoaram a Terra antes de nós.

Tenho a convicção de que a única forma que temos para ser melhores, mais fortes, mais inteligentes e menos frágeis é a do conhecimento dessas mesmas Grandes Civilizações povoadas pela humanidade. Houve guerras – como ainda hoje as há –, conflitos – como no nosso tempo – crises – também como no presente – reinos – ainda existentes… E tantas outras semelhanças que fazem com que não possa deixar de lê-las, estudá-las e aprender daquilo que tão claramente nos legaram… Continuamos, de algum modo, unidos a eles; na arte, na arquitetura, na economia… E inclusive na astúcia e nas lutas de poder.

Grandes Civilizações que garantiram o êxito – bem como o fracasso – das civilizações que se sucederam a elas, pois veremos através destes textos que entre elas existe, de algum modo, uma ligação: o fastuoso Egito, a sábia Grécia, a refulgente Roma, a enigmática Índia, a exótica China… América, Japão, África e Oceânia. Não poderia deixar o autor mais bem acompanhados do que com todos aqueles que engrandeceram a humanidade.

Como poderia uma pessoa desejosa de ser bem-sucedida na vida – neste, no nosso mundo – negar-se a conhecer a sua própria história, ou, o que é o mesmo, a história dos sábios que passaram por esta vida – tal como o fazemos, hoje, nós próprios – construindo os seus grandes impérios?

Deleito-me, em particular, com cada linha que leio sobre o esplendor faraónico do impressionante Egito. Não posso deixar de imaginar como se concebiam os corredores das faustosas Pirâmides, e o tipo de engenharia usada para construí-las. Um verdadeiro enigma.

Também não posso deixar de sentir fascínio pelos gregos antigos; a sua arte, a sua cultura, a sua filosofia… E, continuando com Roma, detenho-me com admiração em tudo o que se soube resgatar dos antecessores gregos, e pela expansão da capital, pela forma espetacular de estender o controlo sobre o Mar Mediterrâneo. As suas possessões e a sua etapa imperial. É um verdadeiro repasto de conhecimento.

Prossigo a minha leitura com a Índia e os seus 1000 deuses. Depois de a estudar, pergunto-me: quem pode dizer que não é possível conviver com a fé voltada para pontos diferentes? É isso mesmo que ela nos ensina.

E continuo com a China, a independente China, a exótica China. Talvez seja importante colocarmos, quanto a ela, a pergunta – que me coloco a mi mesmo – de como conseguiu ela evitar as grandes invasões. Um verdadeiro desafio. Chama-me mesmo a atenção o facto de, em mais de 3000 anos de história, o seu sistema de escrita, a sua arte e grande parte da sua cultura terem permanecido inalterados até aos nossos dias. É um magnífico desafio descobrir como o conseguiu.

América, o novo mundo. As muitas crónicas que nos foram deixadas pelo seu descobridor, oferecem-nos dados fascinantes sobre os grupos aborígenes que habitavam o continente, a organização política que estabeleceram, a vida quotidiana… As costas peruanas, os intermináveis desertos do sudoeste dos Estados Unidos, as pampas argentinas, as montanhas rochosas, as selvas do Iucatão, e o seu desenvolvimento socioeconómico.

Convido-vos, com a melhor das intenções, a recuperar o “Hohokam”, aquilo que se foi, mas que de alguma forma pode retornar. Retornar ao nosso conhecimento, para aprendermos a ser mais fortes; a ser melhores.

Leiam, desfrutem e fiquem com o ensinamento destas Grandes Civilizações da Humanidade.

Jorge Gabriel

Características Técnicas

• 6 luxuosos volumes + 1 luxuoso volume para DVDs.
• Luxuosa encadernação em Walnut 28246.
• Estampagens em prata de lei.
• Grande formato de 25 x 31 cm.
• 5000 fotografias em alta definição HD.
• Fotografias e imagens em página dupla em tecnologia de última geração 3D.
A fotografia contém duas imagens filtradas por cor, uma para cada olho; quando são observadas com óculos 3D de lentes especiais para cada olho, produz-se um espetacular fenómeno de síntese de visão binocular.
A técnica de produção e impressão fotográfica é a mais avançada existente em fotografia.
• Mais de 2000 fotografias totalmente a cores HD.
• Produzida em Papel Arte de 170 gramas, utilizado exclusivamente na edição dos catálogos dos 8 museus mais importantes do mundo.
• A caixa geral inclui óculos especiais 3D.
• 4 DVDs que documentam todas e cada uma das Grandes Civilizações que passaram pela nossa história, das quais herdámos o legado cultural de que dispomos nos dias de hoje.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando a edição limitada de tão só 1000 exemplares de produção em Portugal, constando o número de edição na página 7 do volume I de cada coleção.
• Ata de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando o valor económico da obra, apresentado neste catálogo.
• Informação do ISBN Agência Estatal do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, sobre o valor económico da obra completa designado neste catálogo.
• Obra prefaciada por Jorge Gabriel, ator e apresentador português. Tem 50 anos e começou a trabalhar em 1985 em pequenas rádios locais. Em 1993, entrou para a televisão SIC, e em 2002 para a RTP, onde se encontra até hoje, sendo que em 2004 recebeu o Globo de Ouro como melhor apresentador de entretenimento. Em 2018, apresentou a primeira semifinal do Festival RTP da Canção. Escreveu três livros e apadrinhou diversas associações de solidariedade social.
• Certificado empresarial, atestando que a coleção Grandes Civilizações da Humanidade corresponde à primeira parte da Grande Saga de “História da Humanidade”.

Equipa Técnica

GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE é uma produção e edição exclusiva de ABANTERA EDICIONES, realizada por mais de 3600 pessoas que constituem os RECURSOS HUMANOS da empresa (entre Operadores de câmara, Fotógrafos, Equipas de Redação, Historiadores, Documentalistas, Repórteres gráficos, Designers, Paginadores, Produtores, Editores, Diretores executivos, etc.) com uma duração de execução de 8 anos, desde o começo da produção até à sua primeira edição publicada, sempre com a finalidade de oferecer ao nosso CLIENTE FINAL a obra cimeira de GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE.

ISBN

ISBN: 978-84-17478-25-4

Clique aqui para ter acesso direto à página web Oficial do Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Introduzindo o número de ISBN indicado, poderá aceder a informações mais detalhadas.

Preço

5.993,47 € (I.V.A. NÃO INCLUÍDO).

Conteúdo da obra

VOLUME I: EGITO, TERRA DE FARAÓS

HISTÓRIA: O Egito pré-dinástico, as primeiras dinastias históricas, o império antigo, I período intermediário, o império médio, II império intermediário, o império novo, III período intermediário e época tardia, período greco-romano.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: A agricultura, a propriedade da terra, alimentação, fome no Egito, a criação de gado, a caça e a pesca, o comércio, meios de transporte, a roupa.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: Os faraós, a coroação do faraó, o festival "heb-Sed", a administração egípcia, trabalhadores do faraó, o exército, a justiça.

ESTRUTURA SOCIAL: As cidades egípcias, as casas e o mobiliário, a sociedade egípcia, o matrimónio, camponeses, artesões, o lazer.

ARTE E CONHECIMENTOS: A arquitetura, os túmulos, a escultura, a pintura, as letras egípcias, os hieróglifos egípcios, a ciência egípcia, a matemática, a medicina, a mumificação, o calendário.

VOLUME II: O ESPLENDOR GREGO E A GLÓRIA DE ROMA

O ESPLENDOR GREGO

HISTÓRIA: A Grécia Antiga, o Neolítico, a cultura cicládica, a civilização minoica, a cultura micénica, idade das trevas e período geométrico, a época arcaica, o período clássico, a era macedónica, o helenismo.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: A agricultura, explorações autárquicas, as produções agrícolas, artesanato, comércio, a moeda, mineração.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: A democracia ateniense, o ostracismo e as mistoforias, estrutura institucional de Esparta, o exército na Grécia Antiga, o hoplita, a infantaria ligeira, a cavalaria, a marinha, recrutamento.

ESTRUTURA SOCIAL: A sociedade na Grécia, sociedade e educação em Atenas, sociedade e educação em Esparta, a cidadania, os metecos, os escravos, o marido, as mulheres, as cidades, o ócio, a roupa, a prostituição feminina, o matrimónio.

CRENÇAS E RELIGIÃO: Religião e mito, os deuses pré-olímpicos, os doze deuses do Olimpo, deuses menores e heróis, culto e cerimónias, o oráculo de Delfos.

ARTE E CONHECIMENTOS: Língua e literatura, a ciência, a medicina, a filosofia grega, os pré-socráticos, os sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles, templos, teatros, sepulcros e acrópoles.

A GLÓRIA DE ROMA

HISTÓRIA: A Itália pré-romana, Roma e os povos vizinhos, a monarquia, a república, fim da república e transição para o Império, o Alto Império, o Baixo Império.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: Agricultura, a distribuição da terra, o comércio, o artesanato, a mineração, as finanças, os custos de vida, a estradas.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: Os comícios, o exército romano, os acampamentos, o exército do Alto Império, a administração do senado, administração do imperador, administração local, organização das cidades, as associações populares.

ESTRUTURA SOCIAL: A família, o matrimónio, o pater familias, as mulheres, os filhos, o mundo do trabalho, os jogos circenses, as corridas de bigas, os banhos, a prostituição, a cidade romana, a casa romana, a educação.

CRENÇAS E RELIGIÃO: A religião, o panteão romano, o culto público, os deuses domésticos, os espíritos malignos, os sacerdotes, as vestais, os sacrifícios, a adivinhação, superstição e magia, difusão do cristianismo.

CONHECIMENTOS: A ciência, a filosofia, língua e literatura, o direito, o calendário.

VOLUME III: A ÍNDIA. PARAÍSO DOS MIL DEUSES

HISTÓRIA: A Índia antiga, o império gupta, desagregação do império gupta, o medievo indiano, função do império mongol, organização administrativa, apogeu do império, esplendor e decadência no s. XVII, declínio mongol e ocupação, a Índia colonial, a independência.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: Clima e agricultura, a alimentação, economia tradicional, economia do estado mongol, reorganização fiscal de Akbar, produtos, produtos de luxo, produção em grande escala, o comércio, a caça entre os mongóis.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: O império máuria, organização do império mongol, o imperador, a administração, a justiça, o exército.

ESTRUTURA SOCIAL: Diversidade de etnias, população da Índia, variedade linguística, variedade religiosa, as castas, a vida doméstica, a habitação, a roupa, a morte, o sacrifício de viúvas, o Kamasutra, sociedade tradicional e mudança.

CRENÇAS E RELIGIÃO: O budismo, a imagem do Buda, o jainismo, o hinduísmo, a religião védica, panteão hinduísta, os Vedas, a sílaba sagrada “om”, o tantra no hinduísmo, os gurus, os rios sagrados, a vaca sagrada, a religião sique, o ioga.

ARTE E CONHECIMENTOS: A arte budista, a arte jaina, a arte hinduísta, a arte mongol, o Aiurveda, o sânscrito, sistema decimal e número zero, o Mahabharata, o Bhagavad Gita, o Ramayana.

VOLUME IV: A CHINA MILENÁRIA

HISTÓRIA: Nascimento da civilização chinesa, as culturas de Yangshao, Dawenkou e Longshan, as culturas de Hemedu e Erlitou, a Idade do Bronze, as dinastias Xia e Shang, a dinastia Zhou, unificação política: primeiro império, a dinastia Han, os três reinos e as seis dinastias, as dinastias Sui e Tang, a época das cinco dinastias e os dez estados, a dinastia Yuan, a dinastia Ming, dinastia Qing: o declínio de um império.

SOCIEDADE: MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: Condições geográficas e climáticas, a agricultura, as colheitas, as terras, adubos e cultivos, os regadios, os trabalhadores da terra, a criação de gado, a alimentação, comércio e indústria, a rota da seda, a revolução económica medieval.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: A administração Qin, os concursos para funcionários, a guerra, o imperador, o aparelho governamental, a administração provincial, objetivos governamentais.

ESTRUTURA SOCIAL: Evolução social, a família, os ritos familiares, a morte, a mulher, as casas, uma indumentária complexa, a servidão, lazer.

CRENÇAS E RELIGIÃO: Religião na dinastia Shang, pensamento na dinastia Zhou, o confucionismo, diálogos entre Confúcio e os seus discípulos, os seguidores do confucionismo, o taoísmo, a introdução do budismo, os cinco elementos da natureza, o calendário chinês.

CONHECIMENTOS: A língua, a escrita, a literatura antiga, ciências milenares, o jade, Yin e Yang, Feng Shui, I Ching, a alquimia.

GRANDES INVENÇÕES CHINESAS: O ábaco, o papel, a imprensa, a bússola, a pólvora, a porcelana, a seda.

VOLUME V: AMÉRICA, UM NOVO MUNDO ENTRA EM CENA

HISTÓRIA: O povoamento da América, o Arcaico: domesticação de plantas e de animais, as culturas da América do Norte, Mesoamérica: evolução cultural, a cultura olmeca, Monte Albán, a Cuenca de México e Teotihuacán, o México ocidental, Veracruz, Xochicalco e Cacaxtla, a cultura tolteca, a cultura maia, subsistência e padrão de assentamento, a decadência da civilização maia, esplendor de Chichén Itza, a cultura asteca, as fontes, os astecas no Vale do México, a tripla aliança e o império, Motecuhzoma II Xocoyotzin, área intermédia e América do Sul, área Andina: evolução cultural, Chavín de Huantar, a cultura Moche, Virú, Recuay, Lima e Nazca, a cultura Tiahuanaco, Huari, o reino Chimú, a cultura inca, a história do povo inca, as guerras civis.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: A economia maia, aproveitamento agrícola, a divisão do trabalho, o comércio, a expansão da obsidiana, a economia inca, a economia asteca, recursos naturais, comércio e mercado.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: Organização política maia, organização político-administrativa inca, o tributo inca, as obras públicas, organização política asteca, as reformas de Tlacaelel.

ESTRUTURA SOCIAL: A sociedade maia, divisão social, a sociedade inca, a sociedade asteca, as classes sociais, educação e moral, o matrimónio, a vida quotidiana.

CRENÇAS E RELIGIÃO: A religião maia, o panteão, ritos e sacerdócio, o Popol Vuh, a religião inca, o sacerdote inca, sacerdócio feminino, a religião asteca, mitos das origens, o mito Quetzalcóatl, crenças e ritual asteca, atitude filosófico-religiosa, a guerra florida.

VOLUME VI: JAPÃO, ÁFRICA E OCEÂNIA

HISTÓRIA: O amanhecer de África, etnias e migrações pré-históricas, a África nos primeiros tempos do metal, a primeira história de África, a Núbia antiga (Cuxe), o reino de Axum (Aksum), a África do Norte na Antiguidade, da África bizantina à independência berbere, África subsaariana, a África Central e a expansão banto, Gana, Audagoste e Songai, África Oriental, África Austral, a introdução do Islão, o reino do Mali, o império Songai de Gao, sossos, tekrur, mossis e bambaras, África Ocidental e Equatorial, Iorubá, Benim, Nupe e Kanem-Bornu, hauçás, fulas e tekrur, África Equatorial, Etiópia, Núbia e a região dos Lagos, Monomotapa e Zimbabué, o Oceano Pacífico, origem dos povos do Pacífico, colonização europeia no Pacífico, Melanésia, Micronésia, Polinésia, Austrália.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: A economia do Império do Gana, a economia do Império do Mali, a economia do Império Songai, o Pacífico: recursos económicos, Micronésia: o meio físico, as economias da Micronésia, propriedade da terra na Micronésia, meios de subsistência na Nova Guiné.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA: Organização política tradicional africana, a monarquia do Gana, a monarquia Axante, sedes dos Camarões, sistemas políticos da Micronésia.

ESTRUTURA SOCIAL: Línguas e dialetos na África antiga, as casas tradicionais africanas, ritos de passagem na Oceânia, a casa tambaran (N. Guiné), organização social na Polinésia, Organização social na Austrália, sexo e cultura na Oceânia, as origens do Japão, época Nara, as eras Heian e Fujiwarera, o Japão feudal, xogunato Ashikaga, xogunato Tokugawa, da abertura à clausura, época Meiji, modernização do Japão, época do militarismo nacionalista, o Japão e a II Guerra Mundial, a derrota japonesa, o Japão sob a ocupação norte-americana, o “milagre” japonês, o Japão moderno.

MEIOS DE SUBSISTÊNCIA: A estrutura económica Tokugawa, a agricultura, o comércio, aumento da produção, a importância do mar, crescimento urbano.

ORGANIZAÇÃO POLITICA: A administração Tokugawa, o imperador, os dáimios, o xogum, as reformas Kansei, o bushido.

ESTRUTURA SOCIAL: Sociedade no Japão medieval, divisão social, os samurais, os camponeses, os artesãos, os comerciantes, os banqueiros, o ritual do chá, o suicídio ritual, a casa japonesa, o prazer do banho.

CRENÇAS E RELIGIÃO: As religiões do Japão, o xintoísmo, o mito imperial, os santuários, Fuji Yama, o Monte Sagrado, o budismo zen, religião no período Tokugawa, as mandalas e a arte Shingon, o cristianismo no Japão, veneração dos antepassados.

CONTEÚDO DOS DVDs DA COLEÇÃO GRANDES CIVILIZAÇÕES DA HUMANIDADE

Umavisão espetacular dos DVDs criados pela PBS.

DVD 1:

EGITO: FARAÓS E GUERREIROS. Duração: 60 min

DVD 2:

JAPÃO: O REGRESSO DOS BÁRBAROS. Duração: 60 min

DVD 3:

ROMA: DO CAOS À ORDEM. Duração: 60 min

DVD 4:

GRÉCIA: A IDADE DE OURO. Duração: 60 min

http://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.png