• Home
  • GRANDE GUIA DE MEDICINA GERAL

GRANDE GUIA DE MEDICINA GERAL

DVD demo de la colección.

hispania0_titular

Descrição da Obra

A medicina, como arte curativa que tem como objetivos a cura das doenças e preservação da vida, aparece mencionada namitologiagregahámais de 2500 anos!

Mas, nahistória da medicina, a maior das revoluçõesfoi a passagem duma medicina estritamente curativa, para uma medicina preventiva e racional, que o génio Hipócrates ajudou a criar. É à medicina preventiva que se devem atribuir os maioresêxitosnaluta contra as doenças e namanutenção de saúde no ser humano.

Logo, nesta arte nobre capaz de atenuar, tratar e prevenir a doençanoutros seres da mesmaespécie, a racionalização e promoção da prevençãoemsaúde, bem como a relação privilegiada e empática entre médico/doente/utente/cliente/paciente/pessoa, bem como a especificidadena “pessoa” e na consulta, constituem as pedras basilares destaespecialidade mágica que é a MGF. Para nóssão importantes a gestão de recursos, o meio social e económico, a históriapessoal e familiar, a reserva cognitiva e emocional da pessoa e da suafamília, sempre de forma integrada e holística.

Num mundo cada vez mais global mas cada vez mais desequilibrado nasaúde e doença, na riqueza e pobreza, naobesidade e subnutrição e numa cada vez maior e melhorespecialização técnica e tecnológica, cabe ao clínico geral o confluir destes saberes. Nasrecentesrevoluções no campo da genética médica, na medicina preditiva, da chamada microbiota e sistema nervoso central, no decifrar o cancro, as doençasautoimunes, a promoção dos cuidados primários de saúdebaseadosnapessoa e emregras simples como o A,E,I,O,U (alimentação, exercício, inibir o tabaco, olvidar o sal é uma consulta de mgf regular) ganhamforça e pertinêncianum mundo de modas efémeras. Devemospois, voltaràs bases do pensar e saber médico, à importância de saber ouvir e aprender com o doente e da importância da história clínica. A evolução da medicina passará, semdúvida, pela evolução técnica mas, mais importante ainda será a tal medicina personalizada, humanizada e centrada napessoa e no seu caso.

Assim, o médico de família compromete-se com a pessoa e nãocomum conjunto de saberes e técnicas ou grupo de doenças. E este compromissotemduasvertentes: o médico está disponível para qualquer e todo o problema de saúde, emqualquerpessoa, de qualqueridadeou sexo. E este compromissonãotemprazo, não termina com a cura oufim do tratamento. Esta especialidade médica é, de facto, das mais completas e transversais, capaz de encaminharquando é indicado, ou seguir pela vida fora, semprecom a perspectiva das diferentes formas de prevenção, primária, secundária, terciária e da cada vez mais importante, quaternária, evitando o excesso de zelonasaúde e no controle da polimedicação e seusefeitos, especialmente nos doentesidosos.

Nesta obra de admirávelqualidade, escrita e pensada de forma simples, direta e bemestruturada, transparece o médico em que me revejo. Humano, ético, sincero, prático e com o chamado amor à camisola! Felicito, assim, os autores e a editora pelo êxitodesta obra e os seusleitores por teremescolhido esta fonte preciosa de informação. A saúde e a medicina estãona moda e este tipo de literatura dificilmente perderá atualidade, e será sempreum aliado de confiançanum mundo em que abunda a desinformaçãotambém.

Aodesfrutaremdestaleitura, terãocertamenteumafortealiança juntamente com o seu médico assistente, para seguiremumcaminho para uma vida maissaudável. E nunca se esqueça de respeitar o seucorpo, confiar no seu médico, mastendosemprena mente a noção de que a medicina não é umaciênciaexata, e é isso que a torna tão fascinante e especial. É uma honra escrever este prefácio e o meudesejo, será o de contribuir de forma ativa para servir a comunidade para uma cada vez melhorinformação médica. Agradeçoainda à RTP que me permite chegar a muitaspessoasemvários países e pelo apoio constante, e à minha editora em Portugal, pela aposta, empenho e qualidade. Obrigado. Hajasaúde!

JOAO CARLOS RAMOS
PREFACIADOR DA OBRA

Características Técnicas

• 6 luxuosos volumes + 1 luxuoso volume para DVD’s
• Luxuosa encadernação em Pele com textura Lynel Thermo Palea SG Cobalt
• Estampagens em Prata de Lei
• 5000 fotografias em alta definição HD. A técnica de produção e impressão mais avançada existente em fotografia.
• Fotografias e imagens em página dupla em tecnologia de última geração 3D. A fotografia contém duas imagens filtradas por cor, uma para cada olho; quando são observadas com óculos 3D de lentes especiais para cada olho, produz-se um fenómeno de síntese de visão binocular espetacular.
• Mais de 2000 páginas totalmente em cor HD.
• Produzida em Papel Arte de 170 gramas, utilizado exclusivamente na edição dos catálogos dos 8 museus mais importantes do mundo.
• 4 DVD,scom os melhores documentários de Medicina realizados pelas prestigiadas produtoras National Geographic Channel e Discovery Channel
• A caixa geral inclui óculos 3D.
• Atas de declarações de AbanteraEdiciones assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando a Edição limitada de tão-só 3.500 exemplares de produção em Espanha, constando o número de Edição na página 7 do Volume I de cada Coleção.
• Atas de declarações de AbanteraEdiciones assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando o valor económico da obra.
• Informação do ISBN Agência Estatal do Ministerio de Educación, Cutura y Deporte, sobre o valor económico da obra completa.
• Certificado Empresarial, atestando que esta coleção A Divina Cozinha. Cozinha Mediterranica corresponde à primeira parte da Grande Guía de Medicina Geral.
• Obra prefaciada pelo doutor João Ramos. Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa e especializado em Medicina Geral e Familiar. Ao longo de sua vasta atividade profissional, desempenhou funções especializadas na área de Medicina Familiar no Hospital Geral de Cascais e no Hospital de Torres Vedras. Participou de forma ativa no campo da investigação, colaborando com o Instituto de Medicina Molecular na Unidade de Malária, Módulo de Reanimação e Suporte Básico de Vida na Cruz Vermelha, INEM. Como médico de Medicina Familiar é conhecido pelo seu programa de televisão semanal “Diga Doutor” da RTP, um dos programas de saúde com mais audiência em Portugal.
• Contém prefácio oficial da obra no volume I de cada coleção.

Equipa Técnica

“Saúde e Medicina Geral”Grande Guia de Medicina Geralé umaprodução e edição exclusiva de AbanteraEdiciones, realizada por mais de 5300 pessoas que compõem os recursos humanos da empresa (entre Operadores de câmara, Fotógrafos, Equipas de redação, Historiadores, Documentalistas, Repórteres gráficos, Designers, Paginadores, Produtores, Editores, Diretores executivos, etc…) e comumaduração de execuçãode 11 anos, desde o começo da produção até à suaprimeiraedição publicada, sempre coma finalidade de ofereceraonosso CLIENTE FINAL a obra cimeira de Grande Guia de Medicina Geral.

ISBN

ISBN: 978-84-17012-93-9

Clique aqui para ter acesso direto à página web Oficial do Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Introduzindo o número de ISBN indicado, poderá aceder a informações mais detalhadas.

Preço

5.960,16 € (I.V.A. não incluído).

Conteúdo da obra

VOLUME I: VIDA SAUDÁVEL, MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS

1. INTRODUÇÃO

2. ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA:

Aprenderemos a comer, a diferenciar cada alimento, do melhor para o nosso corpo ao mais prejudicial.

3. GUIA DE VITAMINAS:

Conheceremos as vitaminas A, B1, B2, B3, B6, B10, B12, C , D, E, etc., em quais alimentos se encontram e quais são mais indicadas para prevenir doenças, para ter uma pele saudável, para evitar a queda de cabelo, aprenderemos uma infinidade de coisas para poder ter uma vida mais saudável.

4. O QUE É A ALIMENTAÇÃO?:

Como deveríamos comer e como não deveríamos comer, eliminar hábitos alimentícios que diminuem nossa qualidade de vida. Conselhos para desfrutar melhor da comida.

5. TABELA DE CALORIAS:

Uma completíssima tabela de calorias com a qual perceberemos o que estamos a fazer mal.

6. GRUPO DE ALIMENTOS:

Receitas para ter uma vida diária mais saudável, aportando todo tipo de vitaminas que o nosso corpo necessita. Receitas simples e sua preparação, carnes, mariscos, como combinar frutos secos, frutas, cereais.

7. ATIVIDADE FÍSICA:

Quais desportos são bons para a nossa saúde, passando por todas as etapas, da infância à velhice.

8. OS TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO, ANOREXIA, BULIMIA E OBESIDADE:

Como os detetar e prevenir e, o mais importante, o que fazer diante de uma doença dessa categoria.

9. DOENÇAS ALIMENTARES:

Averiguaremos quais doenças os alimentos nos transmitem e o que fazer para as evitar.

10. MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS:

O nosso objetivo será aprender o necessário perante uma situação de urgência, saber o que devemos ter em casa, aprenderemos a tratar cada pessoa pelos sintomas e de acordo com sua idade. Um manual que nos dará conselhos para estar mais tranquilos.

VOLUME II: CONHECERMO-NOS MELHOR, ANATOMIA, FISIOLOGIA E BIOLOGIA

1. VIDA:

De onde viemos, como nos formamos, a nutrição, a relação e a reprodução.

2. A ORIGEM DA VIDA:

Vida sintética, astrobiologia.

3. EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA:

Nossa evolução desde os primeiros anos, como evoluímos e como o nosso corpo se desenvolveu.

4. O NOSSO CORPO:

Nível atómico e molecular, nível celular, nível anatómico, diferentes níveis, a água do corpo humano.

5. O NOSSO ESQUELETO:

Estruturas dos ossos e suas funções, esqueleto axial, esqueleto apendicular.

6. OS OSSOS:

Ossos da cabeça, ossos do tronco, ossos da coluna vertebral, curvaturas da coluna, vértebras cervicais, vértebras lombares, ossos das extremidades superiores, ossos das extremidades inferiores, as articulações, articulações móveis, osteoclastos, ossos longos, ossos curtos, ossos planos, ossos irregulares, osso compacto, osso esponjoso, ossificação intramembranosa, ossificação endocondral, osteoporose, osteomielite, luxação.

7. O CORPO HUMANO, SEUS MÚSCULOS:

Músculos lisos, músculos estriados, músculo cardíaco, funções do músculo, patologias musculares: miopatia.

8. SISTEMA RESPIRATÓRIO: Fossas nasais, faringe, epiglote, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos, alvéolo, pulmões, pleura, músculos intercostais, diafragma, a respiração, o intercâmbio nos pulmões, transporte dos gases, a respiração das células.

9. SISTEMA NERVOSO:

Os neurónios, neurologia, o cérebro, o cerebelo, o tronco encefálico, sistema nervoso periférico, sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático.

10. SISTEMA CARDIOVASCULAR:

Sistema circulatório, função aparelho circulatório, sistema circulatório aberto, sistema circulatório fechado, circulação sanguínea portal, doenças do sistema circulatório, cardiopatia isquémica, angina de peito, angina de Prinzmetal, enfarte agudo do miocárdio, síndrome de Dressler, afeções da circulação pulmonar, hipertensão pulmonar, tromboembolismo pulmonar, cor pulmonale, afeções do pericárdio, pericardite, derrame pericárdico, tamponamento cardíaco, afeções do endocárdio e valvulopatias, endocardite, insuficiência mitral com regurgitação mitral, prolapso da válvula mitral, estenose mitral, insuficiência aórtica, estenose aórtica, insuficiência tricúspide, insuficiência pulmonar, estenose da válvula pulmonar, síndrome hipereosinofílica, válvula aórtica bicúspide, fibrose endomiocárdica, endocardite de Loeffler, afeções do miocárdio, endocardite de Loeffler, displasia arritmogénica, afeções do sistema de condução elétrica do coração, bloqueio cardíaco, síndrome de Wolff-Parkinson-White, síndrome do QT longo, paragem cardiorrespiratória, PCR, paragem circulatória, paragem cardíaca ou paragem cardiocirculatória, distúrbios do ritmo cardíaco, flutter auricular, fibrilhação, afeções vasculares cerebrais, hemorragia intracraniana, artérias, arteríolas e capilares, aterosclerose, aneurisma, aneurisma da aorta, doença de Raynaud, doença de Buerger, arterite, aortite, veias, vasos linfáticos e gânglios linfáticos, variz, hemorroide, trombose, flebite, trombose venosa profunda, trombose da veia renal, linfedema, insuficiência cardíaca, cardiomegalia, hipertrofia ventricular.

11. SISTEMA DIGESTIVO:

Função do sistema digestivo, tubo digestivo, esófago, estômago, pâncreas, fígado, baço, intestino delgado, intestino grosso, intestino proximal, intestino médio, intestino distal.

12. SISTEMA ENDÓCRINO:

Endocrinologia, endócrino, hipófise, hipotálamo, a glândula tiroide, as glândulas paratiroides, o pâncreas, as suprarrenais, os ovários, os testículos, a placenta.

13. SISTEMA PSICOLÓGICO:

Funções psicológicas, psicologia da aprendizagem, psicologia da arte, psicologia da personalidade, psicologia aplicada, psicologia clínica, psicologia educativa, psicologia infantil ou infanto-juvenil, psicologia do trabalho e das organizações, psicologia comunitária, psicologia da saúde, psicologia da emergência, psicologia forense, psiquiatria, psicoterapia, doenças mentais, esquizofrenia, doenças mentais raras, doenças psicossomáticas, depressão, métodos alternativos.

14. SISTEMA EMOCIONAL:

A sede das paixões, a memória emocional, o gestor das emoções, harmonizando emoção e pensamento.

15. COEFICIENTE INTELECTUAL:

O efeito Flynn.

VOLUME III: DESCOBRINDO A VIDA, BENEFÍCIOS DA MAGNETOTERAPIA, IMANTERAPIA, OZONO E TRATAMENTO DA ÁGUA POR OSMOSE

1. SEXUALIDADE MASCULINA E AS DOENÇAS ASSOCIADAS AO SEU GÉNERO:

Fisiologia masculina, anatomia masculina, próstata, os testículos, esterilidade, infertilidade, espermograma, análises ao sangue, captação espermática, estudo da meiose, fragmentação de ADN espermático, microdeleções do cromossoma Y, FISH em espermatozóides, bancos de esperma, ereção, disfunção erétil, diagnóstico, tratamento, transtorno da ejaculação, ejaculação precoce, ejaculação retrógrada, curvatura anormal do pénis, fungos, gonococos, bactérias, artrópodes, fimose, parasitose genital, balanite, criptorquia, cólica renal, infeções urinárias, cancro de pénis, cancro de próstata, cancro de testículo, cancro de bexiga, andropausa, nutrição e exercício, desporto.

2. SEXUALIDADE FEMININA E AS DOENÇAS ASSOCIADAS AO SEU GÉNERO:

Dos 12 aos 20 anos, síndrome pré-menstrual, menstruações dolorosas, menstruações irregulares, menstruações abundantes; dos 20 aos 45 anos, contraceção, preservativo, diafragmas, cremes espermicidas, laqueação das trompas, vasectomia, estrias na gravidez, exames pré-natais, aborto, diabetes gestacional, amamentação e pós-parto, DIU; a partir dos 45, menopausa, exame médico, seios, doenças cardíacas, hormonas, ginecologista; gravidez na adolescência, a menstruação, irregularidade na menstruação.

3. DOENÇAS A PARTIR DOS 45:

Menopausa, doenças do coração, osteoporose, cancro de mama, mamografia, exame ginecológico anual, vírus do papiloma humano, cancro do colo do útero, doenças do útero, cancro do útero, cancro do ovário, cancro vaginal.

4. DICIONÁRIO FEMININO:

Um completo dicionário no qual encontraremos todas as respostas às nossas dúvidas.

5. A FECUNDAÇÃO:

Técnicas de reprodução assistida, inseminação artificial, tipos de inseminação, preparação do esperma para a I.A., como se faz a inseminação, inseminação por doador, como se faz uma I.A.D., mulheres sem um parceiro masculino, como ser doador de esperma, fecundação in-vitro, quando fazer a fecundação in-vitro, possíveis complicações, obtenção de óvulos, resultados com fecundação in-vitro, micro-injeção espermática, quando fazer ICSI, quando não fazer ICSI, preparação dos óvulos para ICSI, reparação dos espermatozóides, ICSI com espermatozóides de testículo, procedimento da micro-injeção, resultados com ICSI, cultura de embriões, transferência de embriões.

6. IMANTERAPIA:

A imanterapia como tratamento é utilizada há muitos anos em diversos processos curativos e de reabilitação, tanto patológicos como terapias físicas ou desportivas. É um instrumento da medicina projetado para eliminar problemas nos sistemas orgânicos e manter o equilíbrio no estado da saúde geral.

7. MAGNETOTERAPIA:

História da magnetoterapia, o campo magnético terrestre, princípios da magnetoterapia, efeitos biológicos do campo magnético, efeitos bioquímicos, efeitos celulares, efeitos em órgãos e sistemas, relaxamento muscular, vasodilatação, indicações terapêuticas, contraindicações, efeitos secundários e colaterais, tipos de magnetoterapia, aparelhos de magnetoterapia.

8. TRATAMENTOS DE ÁGUA POR OSMOSE:

A água, um elemento indispensável. – A contaminação. A água, com a sua passagem, dissolve muitos elementos. De acordo com a zona pela qual passou, conta com mais ou menos resíduos. – A água de consumo, cada espaço, cada elemento e cada ação do nosso lar precisam de uma água distinta. – Osmose inversa, o processo através do qual se eliminam os sais da água. A água passa por uma membrana semipermeável onde ficam depositadas as substâncias que não são boas para consumo. – A cal deixa rastros visíveis em eletrodomésticos e tubagens, manchas cinzentas em sanitários, manchas brancas em louças, irritação na pele. Os descalcificadores convertem uma água dura ou muito dura pelo cal em uma água suave e totalmente saudável. – Aquecer água com cal.Dependendo da quantidade de cal incrustada numa resistência, pode chegar-se a consumir até 30% mais de energia. Com uma água normal ou não descalcificada, as resistências estragam-se, a roupa depois do processo de lavagem fica menos limpa e suave. – Sobre consumo de produtos. A água com cal provoca que tenhamos que consumir uma maior quantidade de produtos de limpeza e higiene. Com a água descalcificada, temos uma poupança em produtos de limpeza.

9. OZONO:

O ozono é o maior oxidante natural, dele provém de forma natural um grande poder esterilizante, bactericida, germicida, fungicida e desodorante. – Benefícios do Ozono na saúde. O ozono utiliza-se para curar uma ampla gama de patologias dermatológicas, bem como cicatrizes e queimaduras. Também se utiliza em diferentes doenças como carcinomas, esclerose cerebral, cistite ou transtornos circulatórios. Também existem tratamentos dirigidos a doenças reumáticas em geral ou inclusive em infeções genitais. – Principais utilizações médicas do Ozono. Alergias em crianças e adultos por sua estimulação ao sistema imunológico, patologias derivadas da diminuição do aporte de oxigénio aos tecidos, artrose, doenças neurodegenerativas, autoajuda em tratamentos oncológicos ou isquemias cerebrais. – O ozono em nosso lar. O ozono utilizado de forma diária em nosso lar é capaz de curar, proteger e manter a nossa saúde por gerar um alto nível de oxigénio. – Gerador de aniões e ozono. Sua utilidade é para diversos propósitos, tanto para o cuidado pessoal como para a reabilitação ou, de forma preventiva, melhora o ar que respiramos e elimina todo tipo de odores desagradáveis, elimina também elementos patógenos da água e melhora a composição de oxigénio desta, destrói não só bactérias, mas também vírus, fungos ou mofo. – Gerador de ozono Nevera. Adequado para o lar, pequenas casas de banho ou qualquer tipo de frigorífico doméstico. Ataca os pesticidas e herbicidas dos alimentos frescos e reduz a deterioração dos produtos perecíveis de forma eficaz.

VOLUME IV: SAÚDE E CUIDADOS NA TERCEIRA IDADE

1. A VELHICE:

2. ENVELHECIMENTO EMOCIONAL:3. ENVELHECIMENTO FÍSICO:4. DOENÇAS ASSOCIADAS À TERCEIRA IDADE:5. COMO SE PREPARAR:6. QUALIDADE DE VIDA:7. SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE:8. GINÁSTICA PARA A TERCEIRA IDADE:VOLUME V: DOENÇAS E DISTÚRBIOS COMUNS I

1-DOENÇAS MAIS COMUNS:

Aborto espontâneo, acido úrico, acne, alcoolismo, alergia, Alzheimer, amígdalas, anemia, apendicite, bócio, bruxismo, calosidades, cansaço, cirrose hepática, contraturas, gengivas, entorse, esterilidade, fibromialgia, fissura anal, gota, gripe, hemorroidas, herpes, indigestão, enfarte, inflamação e uma infinidade de entradas mais para a nossa ajuda pessoal.

VOLUME VI: DOENÇAS E TRANSTORNOS COMUNS II

2- DOENÇAS MAIS COMUNS:

Laringite, leucemia, lumbago, meningite, menopausa, náuseas, pneumonia, otite, papeira, Parkinson, peritonite, piolhos, rins, reumatismo, sarampo, surdez, tabagismo, tétano, tifo, tosse, varicela, vacinas.

CONTEÚDO DOS DVDs DA COLEÇÃO GRANDE GUIA DE MEDICINA GERAL

Umavisão espetacular dos DVDs criados pela National Geographic Channel e Discovery Channel, nos quais aprenderemos a conhecer o corpo humano e a entender melhor as doenças.

Uns DVDs que nos farão experimentar a transformação do corpo humano ao longo da vida. A partir da conceção e nascimento, conheceremosnossaforça, sensibilidade e o complexo funcionamento de nossocérebro.

DVD 1:

VIAGEM AO INTERIOR DO CORPO HUMANO. A INCRÍVEL TRANSFORMAÇÃO DE NOSSO ORGANISMO AO LONGO DA VIDA. Duração: 102 min

DVD 2:

NO VENTRE MATERNO. A ASSOMBROSA VIAGEM DO SER HUMANO DA CONCEÇÃO ATÉ AO NASCIMENTO. Duração: 102 min

DVD 3:

O CORPO HUMANO AO LIMITE. VISÃO. FORÇA. Duração: 60 min

DVD 4:

O CORPO HUMANO AO LIMITE. SENSIBILIDADE. O CÉREBRO. Duração: 60 min

 

http://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.png