• Home
  • A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA.

A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA.

A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA

A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA. PODEROSAS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA ÁGUA HIDROGENADA, PURIFICAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE TRATAMENTOS DE OSMOSE INVERSA.

A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA

Descrição da Obra

Podemos afirmar, sem qualquer receio, que a água ocupa um lugar absolutamente primordial nas nossas vidas. A água é o meio de todos nós. Fomos concebidos e gerados em meio aquático e a maior parte do nosso corpo é constituído por água.

Viemos da água, somos água…

A água é uma verdadeira preciosidade, porque é essencial à vida.

A nossa proximidade biológica com a água leva-nos a querer conhecê-la, desenvolvendo a partir deste exercício uma perspectiva de ciência.

Ao longo de toda a História da Humanidade a atração instintiva pela água levou à instituição do seu culto, tendo aqui este termo uma conotação referencial muito diversa, abarcando um sentido mítico ancestral, quiçá divino, outras vezes mágico, outras ainda derivando do imaginativo para o criativo, originando assim uma perspectiva de cultura...

Água, Ciência e Cultura caminharam percursos comuns ao longo da História.

Queremos conhecer a água e assim desenvolvemos Ciência. Cultivamos a sua temática e assim desenvolvemos Cultura. A Física, a Química ou a Biologia desenvolveram muitos dos seus princípios a partir da água. A água foi também fonte de inspiração para as artes.

Mas a água é também um referencial de Saúde. Desde logo enquanto matéria fundamental da nossa fisiologia, incluindo a sua dimensão de nutriente.

Sem água, não podemos sobreviver. Para além do oxigénio, a água é o “elemento”natural cuja ausência é rapidamente mortal.

A água mantém a homeostasia do nosso corpo.É o principal componente de todas as nossas células e tecidos, variando entre cerca de 90% no feto até 50% em idades muito avançadas. Constitui o meio dos solutos necessários para as reações metabólicas. Precisamos da presença de água em todas as nossas funções biológicas. A água tem um papel essencial na absorção dos nutrientes, digestão, circulação, respiração, remoção e excreção dos produtos e resíduos do metabolismo

A água é também muito importante na nossa proteção mecânica e na nossa regulação térmica. Assim, para a nossa saúde, é fundamental um volume correto de ingestão de água.

Isso pode ser alcançado através de várias fontes, incluindo todas as bebidas e alimentos.

A água presente nos alimentos é responsável por cerca de 20% da sua ingestão total.

A sede motiva a ingestão de água no consumo de bebidas e nas refeições como meios adequados para manter a hidratação. No entanto, em algumas situações particulares, como em crianças (sobretudo os bebés), nos praticantes de desporto e nas pessoas idosas, esse pode não ser o caso, podendo estes mecanismos estar alterados e levar a situações de risco.

A ingestão recomendada de água baseia-se nas necessidades medianas de pessoas geralmente saudáveis e que estão adequadamente hidratadas. Essas necessidades variam de acordo com diferentes idades das nossas vidas. A desidratação pode levar a muitas condições patológicas extremamente variadas. Eis alguns exemplos: hipertermia, falência cardíaca, urolitíase, obstipação, disfunção salivar, défice cognitivo, diminuição do rendimento desportivo, alguns tipos de cancro (bexiga, próstata, rim, testículo, cólon), obesidade.

Percebe-se facilmente que no domínio da Medicina a água deve merecer atenção especial. Toda a História da Medicina nos evidencia uma relação estreita da água não só enquanto nutriente, mas também como meio terapêutico. Cabe aqui uma referência muito especial às denominadas águas minerais naturais, por vezes mais conhecidas como “águas termais”. São águas de características muito especiais, que após um longo percurso de infiltração e circulação profunda, adquirem através da incorporação de elementos químicos e biológicos uma composição específica, muito estável (praticamente constante), podendo emergir natural ou artificialmente e apresentar significativas propriedades terapêuticas. Passam pois a constituir verdadeiros medicamentos.

Determinaram ao longo dos séculos um fenómeno de saúde conhecido por “termalismo”, inicialmente baseado num conhecimento empírico, mas hoje já muito estudado e dotado duma sólida base científica. Não há duas águas minerais naturais iguais e as suas diferenças determinam distintas indicações terapêuticas para variadas patologias.

Mas, embora fundamental, o papel da água não se esgota na nossa biologia e na nossa saúde. A sua influência estende-se a todas as atividades humanas no nosso planeta. Indústria, Agricultura, Economia, Climatologia, Ecologia são algumas das áreas onde devemos situar a enorme importância da água.

Para a produção de nossos alimentos, precisamos de uma enorme quantidade de água. Provavelmente 70% da água que usamos é para produzir alimentos. Assim, ao não desperdiçar alimentos estamos também a economizar água.

A pobreza e a fome estão ligadas ao défice de abastecimento de água.

Há uma enorme desigualdade na disponibilidade de água nas diferentes regiões e países do nosso mundo. Talvez por isso haja uma tendência a pensar que o nosso planeta tem cada vez menos água. Não é exato. O planeta Terra tem a mesma quantidade de água que tinha há 4 milhões de anos atrás. A Terra não perde água. Desde Lavoisier que sabemos isto (“Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma…”).

O que acontece, portanto, é que muito simplesmente a água entra no seu ciclo natural e pode não estar facilmente acessível. Como todos sabemos, só temos cerca de 0,5% de toda a água do nosso planeta disponível para consumo. O nosso erro é pois não fazer uma correta gestão da água. Em 2020, estima-se que 900 milhões de pessoas vivam em aglomerados urbanos. Isso pode criar problemas muito sérios no abastecimento de água. Em 2050, a agricultura deve produzir mais 60% dos alimentos e a indústria alimentar pode exigir um aumento de 400% de consumo de água.

A sustentabilidade deve ser pois o nosso objetivo.

Cada um de nós deve respeitar e usar cuidadosamente a água de todos.

Para isso torna-se indispensável um maior conhecimento da água.

O presente livro constitui um significativo contributo para esse exercício, estamos certos.

Pedro Cantisca
PREFACIADOR DA OBRA

Características Técnicas

• 6 luxuosos volumes
• Luxuosa encadernação A CROMO almofadado em Softtouch com imagens em HD
• Grande formato de 21,5 x 28,7 cm.
• 1200 fotografias em alta definição HD.
• A técnica de produção e impressão mais avançada existente em fotografia.
• Fotografias e imagens em página dupla em tecnologia de última geração 3D. A fotografia contém duas imagens filtradas por cor, uma para cada olho; quando são observadas com óculos 3D de lentes especiais para cada olho, produz-se um fenómeno de síntese de visão binocular espetacular.
• Produzida em Papel Arte de 170 gramas, utilizado exclusivamente na edição dos catálogos dos 8 museus mais importantes do mundo.
• A caixa geral inclui "Óculos Especiais 3D"
• Ata de declarações de Abantera Ediciones assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando a Edição limitada de tão-só 3000 exemplares de produção em Portugal, constando o número de Edição na página 3 do Volume I de cada Coleção.
• Atas de declarações assinada perante o notário José Rivas Guardo, certificando o valor económico da obra, apresentado neste catálogo.
• Informação do ISBN Agência Estatal do Ministerio de Educación, Cutura y Deporte, sobre o valor económico da obra completa designado neste catálogo.
• Pedro Cantista é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto e doutorado pela Universidade Complutense de Madrid. É especialista em Medicina Física e de Reabilitação exercendo a sua actividade clínica no Hospital de Santo António (Porto). Possui as Competências de “Hidrologia Médica e Climatologia” e de “Medicina da Dor” pela Ordem dos Médicos. É Professor Auxiliar Convidado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, sendo responsável pela disciplina opcional de Hidrologia Clínica do 6º Ano do Curso de Medicina nesta Escola. Possui uma vasta experiência na área da Medicina Termal sendo Director Clínico das Caldas de S. Jorge, das Termas de Luso e do Balneário Pedagógico de Vidago. É Presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Presidente da “International Society of Medical Hydrology (Sociedade Mundial). É o “Chairman” do “Permanent Group of Balneology” da Secção de Medicina Física e de Reabilitação da União Europeia dos Médicos Especialistas (UEMS). Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e integra a Direcção da “European Society of Physical and Rehabilitation Medicine”, tendo sido seu fundador e o seu primeiro Secretário-Geral. Preside ao Comité de Hidrologia desta sociedade científica europeia.
• Contém prefácio oficial da obra na página 8 do volume I de cada coleção.

Equipa Técnica

A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA. PODEROSAS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA ÁGUA HIDROGENADA, PURIFICAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE TRATAMENTOS DE OSMOSE INVERSA. é uma produção e edição de ABANTERA EDICIONES, realizada por mais de 3600 pessoas que constituem os RECURSOS HUMANOS da empresa, entre Operadores de câmara, Fotógrafos, Equipas de Redação, Historiadores, Documentalistas, Repórteres gráficos, Designers, Paginadores, Produtores, Editores, Diretores executivos, etc…, com uma duração de execução de 8 anos, desde o começo da produção até à sua primeira edição publicada, sempre com a finalidade de oferecer ao nosso CLIENTE FINAL a obra cimeira de A ÁGUA DA VIDA, SAÚDE PREVENTIVA. PODEROSAS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA ÁGUA HIDROGENADA, PURIFICAÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE TRATAMENTOS DE OSMOSE INVERSA.

ISBN

ISBN: 978 – 84 -17111 – 77 – 9

Clique aqui para ter acesso direto à página web Oficial do Ministério da Educação, Cultura e Desporto. Introduzindo o número de ISBN indicado, poderá aceder a informações mais detalhadas.

Preço

2033,47 € (IVA não incluído).

Conteúdo da obra

VOLUME 1. ÁGUA E VIDA. TRATAMENTO DA ÁGUA POR OSMOSE INVERSA EM ANIMAIS E PLANTAS. BENEFÍCIOS DA ÁGUA HIDROGENADA CONTRA OS RADICAIS LIVRES

Este luxuoso volume consagra as suas páginas a explicar-nos como a vida se encontra na água. É por esta que ela flui. Somos vida. Somos água. Mutável, musical, adaptável, fresca, torrencial, fria na forma de gelo, alegre quando cai como chuva primaveril, vivificadora para os campos de maio, anelo dos desertos e território de mapas piratas e de descobridores nos amplos oceanos do mundo. É a água. A nossa água. A que constitui o nosso corpo, a memoria da água, o pilar aquoso sobre o qual se edifica e se sustém a nossa saúde. Vivemos no planeta Terra, do qual três quartos da superfície são água. Explorar os segredos, as memórias da água. Convencermo-nos da nossa comunhão com este elemento essencial e melhorar a nossa relação com o mesmo é a missão dos volumes que se seguem. Num planeta onde o elemento predominante é o líquido, nunca é demais levar em linha de conta o pensamento daqueles que consideram que o nome da Terra deveria ser, ao invés, Água. Somos um planeta líquido, azul, aquoso. Essa pérola azul que os astronautas observam durante as suas saídas para o exterior, essa bolinha azulada fotografada pelos satélites e que é o nosso lar no sistema solar, deve o seu ser à água. O líquido elemento, aquele que rodeia ilhas e continentes, a água que se congela originando os gigantescos blocos de gelo dos polos, a água da qual fazemos parte, a água que nos conforma… a água que somos.

ÍNDICE

O QUE É A ÁGUA

ÁGUA E VIDA

PENSEMOS NA ÁGUA

ÁGUA POR OSMOSE

• Tratamentos da água por osmose.
• A Osmose em Animais e Plantas.

A ÁGUA HIDROGENADA

• A chave do hidrogénio.
• Os radicais livres.
• A água hidrogenada é do seu interesse.

VOLUME 2. ÁGUA E CLIMA. TÉCNICAS DA OSMOSE INVERSA. HIDROGENADORES DE ÁGUA PARA UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL E CASEIRA

Este luxuoso volume consagra a suas magníficas páginas a explicar-nos que um dos segredos da água é a sua dança. O seu contínuo movimento. Quando flui, a água possui vida, energia, fortaleza. Referimo-nos, evidentemente, aos movimentos que são visíveis e que dão forma às espetaculares cataratas, aos grandes saltos que nos fascinam, que levantam nuvens de orvalho branco e bramem com voz de trovão ao chocarem com as rochas. Falamos da dança da água e evocamos, com isso, o contínuo movimento das ondas, como parênteses brancos de sal e espuma, rumo às costas. Falamos dos aguaceiros, da água que cai visivelmente sobre os campos e as cidades como uma cortina de humidade. Quando falamos do ciclo da água, da água num contínuo vaivém, evocamos o movimento unidirecional dos rios que baixam das alturas, onde surgiram das entranhas da terra, e descendem em busca dos estuários, das desembocaduras nos amplos mares e oceanos.

Mas também integramos neste movimento as outras ações levadas a cabo pela água e que não são visíveis a olho nu. Todo esse vapor que vai ascendendo, invisível, até à atmosfera, e que se vai agrupando na forma de nuvens, também isso é água. O movimento das nuvens que migram pelos céus, como se de grandes manadas se tratasse, também isso é água. As correntes submarinas e secretas que movimentam as águas do mundo e ligam todo o planeta, isso é água. E as lentas marés. E as águas subterrâneas dos aquíferos, que podem permanecer ocultas durante milhares de anos. E o movimento molecular de cada gota, de cada floco de neve, de cada esquírola de gelo.

Vamos ficar a saber que a água se move. Que ela, acima de tudo, move-se.

ÍNDICE

CICLO DA ÁGUA

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA

A SECA

ÁGUA E CLIMA

O ESCORRER AQUOSO

OS SEGREDOS DA ÁGUA

PENSEMOS NA ÁGUA

ÁGUA POR OSMOSE

• Técnica da osmose inversa
• A osmose
• A osmose inversa

A ÁGUA HIDROGENADA

• Água hidrogenada: Pode ir consigo.
• Beba e usufrua dos benefícios.
• Hidrogene-se.

VOLUME 3. ÁGUA E ECOSSISTEMA. REDUÇÃO DOS POLUENTES ATRAVÉS DA OSMOSE INVERSA. BENEFÍCIOS DA ÁGUA HIDROGENADA CONTRA A DIABETES, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E INFLAMATÓRIAS.

Este imprescindível volume consagra as suas magníficas páginas a explicar-nos que a água constitui um recurso sem o qual não se pode viver. Ela é indispensável e, por isso mesmo, um direito. Pouco importa a forma de o encarar, a forma de o dizer: sem água, não há vida. A presença da água e a nossa dependência relativamente a ela são inegáveis. Por isso, se pretendemos habitar num lugar com futuro, teremos de pensar na água como meio de sustentabilidade. Neste sentido, é crucial compreender que se trata do líquido que estrutura os ecossistemas, o que faz com que a sua gestão tenha tanta importância, ao determinar a forma como os diversos habitats garantem a sua permanência para poderem continuar a acolher a vida.

As alterações do clima obrigam a tomar medidas urgentes, precisamente porque essas alterações no ambiente estão relacionadas justamente com a influência total que exercem sobre o ciclo da água: tormentas, secas, tornados, rios e pantanais que secam… Compreender a alteração pressupõe compreender o papel da água em todo este cenário. Conheçamos, pois, a forma como a água articula paisagens, converte zonas desérticas em pantanais, flui através dos rios. A água é o espírito do mundo, de um mundo aquático e em movimento contínuo.

ÍNDICE

ÁGUA E ECOSSISTEMA

ÁGUA E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

PENSEMOS NA ÁGUA

ÁGUA POR OSMOSE

• Tratamento da água por osmose inversa
• Reduzir os poluentes através da osmose inversa
• Partículas e microrganismos retidos pela osmose inversa
• Desenho dos equipamentos de osmose inversa
• Os elementos das membranas

A ÁGUA HIDROGENADA

• Água hidrogenada contra a diabetes
• Água hidrogenada contra a doença inflamatória
• Água hidrogenada e doença cardiovascular

VOLUME 4. OS DEZ MANDAMENTOS DA ÁGUA. BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE ÁGUA POR OSMOSE INVERSA NA DESPOLUIÇÃO, DESSALINIZAÇÃO E REDUÇÃO DA DUREZA. A ÁGUA HIDROGENADA SEM INSTALAÇÃO PARA O LAR.

Descubra com este imprescindível volume as técnicas e a utilidade de regar e desenvolver. Conseguir com que a água passe dos locais onde abunda para onde é necessária. Permanecer ligado ao ciclo da água tem como consequência direta o facto de que as várias civilizações que prosperaram graças à entrada no Neolítico tiveram de desenvolver uma cultura da água, um entendimento profundo dos tempos do nosso prezado líquido, bem como a implementação de um sistema de gestão dos recursos hídricos sem o qual não teria sido possível avançar, fazendo frente às carestias e à instabilidade das chuvas entre épocas diferentes.

Esta necessidade implicou a criação de grandes reservatórios, feitos sobre rios, a partir da construção de barragens capazes de controlar o volume da água. E, do mesmo passo, pôde-se aproveitar os grandes saltos assim originados para instalar centrais hidroelétricas, possibilitando outras utilizações da água: a capacidade desta para produzir energia.

ÍNDICE

A GESTÃO DA ÁGUA

O PODER AQUÁTICO SUBTERRÂNEO

OS DEZ MANDAMENTOS DA ÁGUA

PENSEMOS NA ÁGUA

ÁGUA POR OSMOSE

• Osmose em células animais e vegetais
• Aplicações da osmose
• Dessalinização
• Redução da dureza
• Despoluição e tratamento de efluentes
• Redução do conteúdo de nitratos.
• Concentração de nitritos e nitratos.
• Eliminação da cor e dos precursores de trihalometanos
• Impurezas.

A ÁGUA HIDROGENADA

• Você não bebe água: você é água.
• Água hidrogenada sem instalação?
• Hidrogenada contra ácido láctico.

VOLUME 5. A ÁGUA NAS VÁRIAS IDADES. A ÁGUA POR OSMOSE INVERSA NA UTILIZAÇÃO ENQUANTO ÁGUA POTÁVEL, UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL E PROCESSOS DE PRODUÇÃO. A ÁGUA HIDROGENADA ENQUANTO PODEROSO ELEMENTO ANTIOXIDANTE.

Este luxuoso volume consagra as suas magníficas páginas à saúde, um tema evidente, já que temos a falar de sermos água na maior parte da composição do nosso corpo, de que a água e saúde têm de manter uma relação direta, íntima. Pelo que, tal como insistimos que “sem água, não há vida”, é preciso dizer também que “sem água, não há saúde”.

Essa relação começa a partir dos primeiros momentos, a partir da altura da gestação no ventre materno, onde flutuamos num líquido amniótico que constitui logo a nossa primeira relação com a água. Também durante a amamentação, quando recebemos o alimento através do leite materno, estamos ligados à vida através da hidratação. São alturas nas quais a ingestão adequada de água é fundamental, não só para a criança, como para a mãe que amamenta o seu bebé. A partir do momento em que o nível de hidratação fica abaixo de um determinado limite, tão-só 3% do nosso peso, os sinais que o corpo dá são claros: ele não pode perder mais água.

É possível que tenhamos dores de cabeça, que surja um cansaço insuperável ou que o coração se veja forçado a uma atividade excecional. Bebamos, pois; mantenhamos o nosso corpo hidratado enquanto exploramos, neste novo volume, essa maravilhosa relação entre a água e a saúde.

ÍNDICE

A ÁGUA E AS IDADES

A ÁGUA E A MATERNIDADE

ÁGUA E INFÂNCIA

ÁGUA PARA OS ESTUDANTES

HIDRATAR-SE NO TRABALHO

PENSEMOS NA ÁGUA

ÁGUA POR OSMOSE

• Utilização como água potável
• Utilizações industriais
• Circuitos de refrigeração semiabertos
• Pintura por eletrodeposição
• Tingimento de fibras têxteis
• Produção de catalisadores
• Processos de papel fotográfico

A ÁGUA HIDROGENADA

• A água antioxidante.
• A segurança da água hidrogenada
• As dúvidas da água

VOLUME 6. OS NOMES DA ÁGUA. A ÁGUA POR OSMOSE INVERSA NAS UTILIZAÇÕES ALIMENTARES, CONCENTRADOS DE FRUTAS E ESTABILIZAÇÃO DE VINHOS. ÁGUA HIDROGENADA NA DIETA SAUDÁVEL E O CUIDADO DOS SISTEMAS INTERNOS DO NOSSO CORPO.

Poderíamos continuar a falar sobre a água ao longo de muitas páginas. São tantas as qualidades que lhe são atribuídas, os processos em que participa, a importância que tem para nós. Prova de tudo isso é não haver nenhuma língua em que a mesma não conste enquanto vocábulo. É interessante invocar essa lista, para perceber a forma como se alude à água nos vários idiomas. A água possui a sua própria simbologia, e também importa lembrarmo-nos disso, pois encontra-se presente em todas as crenças. Não há nenhum ritual, religião ou tradição da qual esteja ausente. É considerada como símbolo de purificação e de limpeza, e serviu desde os tempos mais antigos até à atualidade para reafirmar, para inaugurar, para dar vida. É também inevitável que lhe sejam reconhecidas propriedades mágicas.

Porque não abordar também esse aspeto?

ÍNDICE

OS NOMES DA ÁGUA

O SIMBOLISMO DA ÁGUA

ÁGUA E MAGIA

ÁGUA POR OSMOSE

• Osmoses em utilizações alimentares
• Produção de fécula de batata
• Concentração de sumos de fruta
• Pré-concentrado de sumos açucarados
• Pré-concentrado de soro de leite
• Pré-concentrado da clara de ovo
• Estabilização de vinhos
• Produção de cerveja com baixo teor de álcool
• Fermentação alcoólica

A ÁGUA HIDROGENADA

• Água hidrogenada e cérebro
• Água hidrogenada contra o cancro
• Água hidrogenada e peso
• Água hidrogenada responde

 

http://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.pnghttp://abanteraediciones.com/web/wp-content/themes/rhapsody/plugins/dzs-imageeffects/img/over2.png